quinta-feira, 13 de março de 2008

PSD propõe descida de impostos


O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, anunciou hoje que o seu partido vai propor uma descida de impostos no Orçamento do Estado para 2009, em conjunto com uma proposta de diminuição da despesa pública.

"O que vamos propor, numa primeira fase, é a descida do IVA e a descida do IRS. Numa segunda fase, poderá também haver, compaginada com a descida do IRS, uma descida do IRC", declarou Luís Filipe Menezes, em entrevista à RTP.

Questionado se essa descida de impostos é "para entrar em vigor já no próximo Orçamento do Estado", o presidente do PSD respondeu: "No próximo Orçamento do Estado vamos fazer uma proposta mas é óbvio que o PS não a vai aceitar, com certeza".

"Mas vamos fazer uma proposta [de descida de impostos] com a coerência de também apresentarmos uma proposta também de diminuição da despesa pública", sublinhou.

Luís Filipe Menezes acentuou a importância da diminuição da despesa pública.

"Com esta política que não trabalhou a diminuição da despesa pública, se hoje fossemos diminuir instantaneamente a receita teríamos novamente o pântano daqui a um ano. Com esta política, não", disse.

Luís Filipe Menezes defendeu que se procure "uma harmonização fiscal em todo o espaço ibérico", considerando que o "espaço de competitividade da economia portuguesa é o ibérico".

Por outro lado, na entrevista à RTP, Menezes voltou a afirmar que se for eleito terá "uma política económica completamente diferente, virada para promover o crescimento, o investimento e o emprego".

Interrogado sobre o que isso significa na prática, respondeu que quer fazer privatizações e "acabar com as 'golden shares' do Estado e com este vício de o Estado estar presente nas grandes empresas estratégicas".

"Vamos privatizar o sector do ambiente que hoje está a ser estatizado de uma forma absurda, a gestão aeroportuária, os transportes ferroviários de mercadorias, vamos levar a liberalização e a privatização até aos limites nos portos", prometeu.

Lusa

Sem comentários: