quinta-feira, 20 de março de 2008

O PSD não abdicará de dar o seu contributo

O complexo de Sines, o aeroporto de Beja e o projecto do Alqueva formam três pilares estruturantes de investimento, formando uma oportunidade única para o desenvolvimento do Alentejo e para afirmar a nossa cidade quer a nível nacional quer internacional.

É, no entanto, essencial, que se mantenha uma perspectiva de equilíbrio social e ambiental, para que o nosso Concelho possa crescer com dignidade e qualidade expectáveis, quando nos referimos a projectos desta envergadura devidamente estruturados, planeados e suportados em estudos validados.

Não podemos descurar a qualidade de vida dos Sineenses e dos que pretendemos atrair para o nosso Concelho.
Devemos ter capacidade de fixar recursos humanos qualificados necessários à construção de um Concelho moderno com preocupações ambientais e sociais.

Existe um longo caminho a percorrer e infelizmente os assuntos abordados em outras sessões solenes e debates públicos mantêm-se e continuam a ser fonte de preocupação:

· Ao nível da saúde, um Centro de Saúde totalmente desadaptado para a realidade actual, sem condições de atendimento e clara falta de recursos humanos.
· Acessibilidades à nossa região claramente insuficientes e as de circulação no Concelho em estado de degradação avançada.
· Infra-estruturas básicas de saneamento e abastecimento de água insuficientes e as existentes a necessitarem de intervenção.
· A necessidade de um controlo ambiental permanente, que possa induzir confiança na população e seus visitantes.
· A falta de oferta de locais de lazer, com parâmetros de qualidade exigíveis para um Concelho que se pretende metropolitano.
· A criação de uma imagem de marca “SINES”, aliada à sua história e ao seu desenvolvimento primário.

Não podemos continuar a viver exclusivamente dos PIN (Projectos de Interesse Nacional), patrocinados pelo poder central.
O nosso Concelho tem todas as condições, para em paralelo, desenvolver dinâmicas próprias.

Temos a nossa história, com um grande aliado que foi D. Vasco da Gama, cuja imagem e feitos não têm sido devidamente reconhecidos e aproveitados para a divulgação do nosso Concelho.

Um sector primário que foi durante décadas o principal sustento económico da nossa cidade, as pescas, com todo o seu historial, ainda hoje essencial para a qualidade da alimentação que ainda nos podemos gabar de ter.

A integração na Costa Vicentina, uma das mais bonitas regiões do país, com todo o seu potencial turístico, principalmente, a partir da Freguesia do Porto Covo.

Finalmente, um ponto comum em todos atrás referidos, “ O MAR”, com tudo o que representa cultural e economicamente.

Apesar do trabalho que se encontra por fazer, considero-me um privilegiado por viver neste Concelho.

Fico no entanto apreensivo quando noto uma indiferença por parte da população no que toca aos assuntos políticos e estratégicos do nosso Concelho. É notória a falta de participação e conhecimento dos mesmos.

Como concelhia do PSD, temos o dever de estimular e informar devidamente a população, de forma a que se integrem nos debates, não esquecendo a importância das associações cívicas, recreativas e empresariais, as escolas e finalmente a comunicação social que não se pode aleanar do serviço público que presta, devendo fazê-lo com toda a isenção política e económica.

O PSD não abdicará de dar o seu contributo.

Micael Raposo

Deputado Municipal PPD/PSD

Sem comentários: