domingo, 6 de abril de 2008

Distrital de Setúbal do PSD reconhece mérito do Estudo do LNEC sobre a TTT

Distrital de Setúbal do PSD reconhece mérito do Estudo do LNEC sobre a TTT e recorda que a Ponte Chelas - Barreiro não resolve todos os problemas de Mobilidade da Margem Sul

PSD Distrital vê reconhecidos pelo LNEC os seus argumentos na defesa da Opção Chelas - Barreiro

Após o anúncio do Governo sobre o sentido da decisão a tomar relativamente à Terceira Travessia do Tejo, a Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (CPD/PSD), vem desta forma congratular-se com os resultados da análise comparativa levada a cabo pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

A CPD/PSD de Setúbal reconhece a importância deste trabalho em termos do futuro da Área Metropolitana de Lisboa e em especial do Distrito de Setúbal, e recorda que havia já aprovado por larga maioria dos seus membros, uma moção relativamente a esta decisão que se fundamentou no essencial, nos argumentos invocados pelo PSD Distrital, na defesa da Opção Chelas - Barreiro, argumentos esses que vieram agora a ser reconhecidos pelo LNEC como determinantes para a decisão por este corredor.

Terceira travessia do Tejo no Corredor Chelas – Barreiro não resolve todos os problemas

Reconhecendo a importância do trabalho levado a cabo pelo LNEC, a CPD/PSD não pode deixar de recordar que, se do ponto de vista da oportunidade, a opção pelo corredor Chelas – Barreiro é a que melhor serve as necessidades que se perspectivam, é também convicção da CPD/PSD de Setúbal, que esta opção não dá resposta a todas as necessidades em matéria de mobilidade sustentável na margem sul do Tejo.

Como vem sendo reconhecido desde o início dos estudos sobre as travessias do Tejo em Lisboa, os constrangimentos hoje verificados na ligação pela actual Ponte 25 de Abril só poderão ter solução quando se concretizar a ligação no corredor Algés – Trafaria. Esta ligação, que se reconhece vir a ter seguramente um impacte positivo na mobilidade, terá também uma importância significativa em termos de desenvolvimento sustentável dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, reduzindo significativamente o congestionamento de tráfego e melhorando substancialmente os índices de qualidade do ar, com consequências positivas em termos de qualidade de vida dos cidadãos.

Como complemento à decisão pelo Corredor Chelas – Barreiro, e no sentido de potenciar a mobilidade, eliminando um constrangimento significativo em termos regionais, a CPD/PSD de Setúbal não pode deixar de chamar a atenção para a importância da Ligação Barreiro – Seixal, sendo sua convicção que deverá haver uma integração da construção da TTT no Corredor Chelas – Barreiro com a construção desta ligação, de forma a garantir a sua operacionalidade no mesmo horizonte temporal.

Setúbal, 03 de Abril de 2008

A Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD

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