quinta-feira, 24 de abril de 2008

Eleições directas a 31 de Maio, Congresso a 6, 7 e 8 de Junho

As eleições directas para a liderança do PSD vão realizar-se a 31 de Maio e o congresso que elegerá os novos órgãos nacionais do partido ficou a noite passada marcado para entre 6 e 8 de Junho em Guimarães.

As datas foram anunciadas pelo secretário-geral do PSD, José Ribau Esteves, no final da reunião do Conselho Nacional do partido.

O secretário-geral do PSD disse que a realização das directas a 31 de Maio foi aprovada por larga maioria, como alternativa à data inicialmente proposta pela direcção social-democrata, 24 de Maio.

Segundo Ribau Esteves, a realização do XXI Congresso do PSD entre 6 e 8 de Junho, em Guimarães, foi também aprovada por uma larga maioria dos conselheiros nacionais do partido, enquanto o regulamento das eleições directas e do congresso foi aprovado por unanimidade.

"Conseguimos que o documento que apresentámos fosse apresentado por unanimidade", congratulou-se.

Ribau Esteves adiantou que foi chumbada "aí por 90 por cento" dos conselheiros a proposta de realização de uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados nas directas caso o vencedor não tivesse maioria absoluta.

A realização de uma segunda volta foi sugerida na reunião do Conselho Nacional pelo presidente da Mesa do Congresso do PSD, Ângelo Correia.

Essa proposta, que Ribau Esteves contestou, entre outros, foi depois formalizada pelo conselheiro nacional e deputado social-democrata Pedro Duarte.

Ribau Esteves referiu que a realização de directas a 31 de Maio faz com que o dia limite para os militantes pagarem quotas seja 21 de Maio e a data limite para apresentação de candidaturas à liderança do PSD seja 23 de Maio.

Lusa

Sem comentários: